IRMÃOS, COMO QUE É CHEGADA A HORA DE DESPERTAR DO SONO
relações ardidas entre o “Malagueta” e José Bonifácio
Palavras-chave:
A Malagueta, Luiz Augusto May, José BonifácioResumo
As negociações tidas às vésperas da independência política do Brasil apresentaram ricas possibilidades de se pensar a formação do Estado no espaço luso-americano. Um dos grupos de indivíduos que trouxeram propostas foi o dos escritores públicos, redatores de jornais e de outros veículos impressos. O artigo destaca posturas de Luiz Augusto May, responsável pelo veículo A Malagueta (1821-1832), em seu duplo movimento de aproximação e posterior desgaste com o principal Ministro do Reino, José Bonifácio. A metodologia utilizada atuou através da análise crítica das fontes apresentadas – cartas manuscritas e publicações impressas – e o seguido cotejo destas com o contexto abordado. As considerações para resultado observaram uma delicada relação política entre os dois que culminou no afastamento e no subsequente acirramento de sua relação política desembocando na violência física sofrida pelo redator.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Myriam Paula Barbosa Pires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.