A História do IMNEGRA de Corumbá/Ms e a mulher Ednir de Paulo

  • Luciene dos Santos de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Caroline Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-2514-4022
  • Claudia Araújo de Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-0712-9101
  • Fernando Thiago Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Luciana Ribeiro Dutra Couto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Letícia dos Santos de Oliveira Universidade Federal de Fluminense
Palavras-chave: Mulheres negras, História de Negócios, Empreendedorismo social.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a história do Instituto da Mulher Negra do Pantanal (IMNEGRA) em Corumbá-MS. A metodologia de pesquisa foi a história de negócios, cuja coleta de dados foi obtida por meio de entrevista em profundidade e análise documental. A organização surgiu em meio a enfrentamentos de ataques racistas na década de 1990 e promove ações voltadas às mulheres negras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene dos Santos de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Petróleo e Gás pela Universidade Estácio de Sá(2011) e é graduanda em Administração pela UFMS.

Caroline Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), linha de pesquisa "Business History". Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), linha de pesquisa "Economia das Organizações". Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), linha de pesquisa "Produção e Desenvolvimento". Graduada em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Atua nas áreas de Administração, História de Negócios (Business History), Gestão estratégica, Agronegócios, Cooperativismo agrícola, Nova Economia Institucional, Comunicação, Marketing, Governança pública e corporativa. Co-lider do grupo de pesquisa PROGED - Programa de Gestão, Estratégia e Desenvolvimento de Organizações (UFMS) e membro do grupo de pesquisa NUPEMAD - Núcleo de Pesquisas Estatísticas Multivariadas em Administração (UFMS)

Claudia Araújo de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em pedagogia pelo Centro Universitário de Brasília (1991), Experta y Master en Reabilitación de personas con discapacidad - Universidad de Salamanca/Espanha (2000), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ (2004) e doutorado em Ciências/Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública- FIOCRUZ (2014). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Tem experiência na área ensino, pesquisa e extensão em direitos humanos, educação social, saúde pública, gênero, sexualidade, violências baseadas no gênero e fronteiras. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares - NEPI/PANTANAL. Coordena o Grupo de Estudos Mulheres da Fronteira.

Fernando Thiago, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Campus do Pantanal (CPAN) e do Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap) da Escola de Administração e Negócios (ESAN) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração do Campus do Pantanal/UFMS. Líder dos grupos de pesquisa Nupemad - Núcleo de Pesquisas Multivariadas em Administração e Proged - Programa de Gestão, Estratégia e Desenvolvimento de Organizações. Membro dos grupos de pesquisa: Nead - Núcleo de Estudos em Análise do Discurso e Geapan - Grupo de Pesquisa em Estatística Aplicada do Pantanal. Atua nos seguintes temas: Gestão Pública, Gestão de Pessoas e Gestão do Agronegócio. 

Luciana Ribeiro Dutra Couto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Salgado de Oliveira (1998). Curso de Letras - Licenciatura - Habilitação em Português/Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.(2018) Pós Graduação: Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica.( 2021) 

Letícia dos Santos de Oliveira, Universidade Federal de Fluminense

Graduada em Administração pela UFF.

Publicado
2022-04-08
Como Citar
OLIVEIRA, L. DOS S. DE; GONÇALVES, C.; LIMA, C. A. DE; THIAGO, F.; COUTO, L. R. D.; OLIVEIRA, L. DOS S. DE. A História do IMNEGRA de Corumbá/Ms e a mulher Ednir de Paulo. Revista Historiar, v. 13, n. 25, p. 227-250, 8 abr. 2022.