Ribeira do Acaracú
algumas notas sobre a expansão de fronteiras, colonização e os povos sob um contexto agropastoril na periferia da América Portuguesa
Resumo
O artigo versa sobre a ocupação do território denominado Ribeira do Acaracú, entre os séculos XVII e XVIII. Buscou-se perceber questões relativas à expansão: a situação dos nativos, os interesses dos colonizadores e outros trabalhadores em movimento. Para tanto, utilizou-se fontes cartorárias, paroquiais e administrativas, cuja problematização é fundamental para compreender as referidas dinâmicas e suas peculiaridades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.