O filme como método para compreensão do patrimônio cultural na periferia de Sobral/CE

Autores

  • Nilson Almino de Freitas Professor da área de Antropologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.
  • Ana Kélia de Sousa Viana Cientista Social e Professora do sistema municipal de educação de Sobral.

Resumo

O artigo relaciona a discussão entre patrimônio cultural, especialmente na sua vertente artística, com política, periferia e pesquisa videográfica como método de pesquisa. As experiências acontecem na cidade de Sobral, no interior do estado brasileiro do Ceará. No artigo, agentes sociais das “quebradas” criam, a partir da expressão artística, concepções diferentes que definem a relação entre patrimônio cultural, política e identidade do lugar.
Palavras-chave: Patrimônio cultural; Lugar; Periferia; Pesquisa videográfica; Política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilson Almino de Freitas, Professor da área de Antropologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA.

Já foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa e Estímulo a Interiorização da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - BPI/FUNCAP. Foi membro do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia CAV/ABA (gestão 2017 e 2018). Graduado em Ciências Sociais (Bacharelado) pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1999), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2005) e Pós-Doutorado em Estudos Culturais no Programa Avançado em Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor Associado N da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Pesquisador Associado do Pós-doutorado em Estudos Culturais do Programa Avançado em Cultura Contemporânea da UFRJ, professor do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Geografia e do Mestrado Profissionalizante em Rede de Ensino de Sociologia, ambos da Universidade Estadual Vale do Acaraú e tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana e antropologia visual. Tem experiência também com temas relacionados a Geografia Humana, especialmente com geografia não representacional. Atua principalmente nos seguintes temas: cotidiano, cidade, cultura, memória, patrimônio cultural e espaço urbano. Coordena o Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas - Labome, arquivo de documentos orais e imagens da UVA, coordena o evento anual Visualidades que é uma mostra de documentários, exposições fotográficas e de artes plásticas, vinculados à pesquisa e é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cidades da Região Norte do Estado do Ceará - GEPECCE.

Ana Kélia de Sousa Viana, Cientista Social e Professora do sistema municipal de educação de Sobral.

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela UVA e professora do sistema municipal de educação de Sobral.

Downloads

Publicado

2021-05-07

Como Citar

FREITAS, N. A. de; VIANA, A. K. de S. O filme como método para compreensão do patrimônio cultural na periferia de Sobral/CE. Revista Historiar, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 05–27, 2021. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/321. Acesso em: 28 mar. 2024.