Vila Varjota

o mito de origem

Autores

  • Francisco Magnel Carvalho Rodrigues Universidade Federal do Ceará.Egresso da: Universidade Estadual Vale do Acaraú.
  • Reginaldo Alves de Araújo

Palavras-chave:

História de Varjota, Mito de Origem, Identidade

Resumo

Este trabalho busca dar respostas à questão de como o discurso oficial construiu uma malha imagético discursivo marcando no tempo a origem de uma suposta unidade e identidade varjotense, gerando com tais artifícios uma restrita lista de heróis fundadores, estes transformaram seu poder simbólico em legitimidade política a partir da crença em ser varjotense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Magnel Carvalho Rodrigues, Universidade Federal do Ceará.Egresso da: Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Mestrando em História Social pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Ensino de História do Ceará pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2016),  Graduado em História Pela mesma IES (2014), atua como Professor de História do Ensino Fundamental II na Rede Municipal de Educação de Cariré-CE.

Reginaldo Alves de Araújo

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisador do Grupo de pesquisa Sociedade e Cultura no Brasil Oitocentista (SEBO), professor da Escola de Ensino Fundamental e médio Ayres de Sousa

Downloads

Publicado

2021-05-07

Como Citar

CARVALHO RODRIGUES, F. M.; ALVES DE ARAÚJO, R. Vila Varjota: o mito de origem. Revista Historiar, [S. l.], v. 11, n. 20, p. 134–153, 2021. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/312. Acesso em: 16 abr. 2024.