Em defesa da “Classe dos Homens de Cor”: o exemplo nas trincheiras do jornalismo da diáspora
Resumo
O artigo se deterá em dois aspectos relativos à fundação do jornal O Exemplo, em Porto Alegre, em 1892. Primeiro, problematizar os limites da identificação étnicorracial como “classe dos homens de cor”, segundo, identificar os principais expedientes que se voltaram para a mobilidade social ascendente daqueles que estiveram envolvidos com a sua fundação e manutenção. O jornal foi criado para divulgar os eventos sociais e as principais questões dos “homens de cor” sul-riograndenses. O projeto se manteve por meio de denúncias públicas de racismos e preconceitos, e com iniciativas voltadas à integração e ascensão social daqueles que se envolveram com o semanário até o início de 1930.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.