Em torno do “elemento servil”: escravidão, associacionismo, trabalho compulsório e propriedade privada no Rio de Janeiro, 1860-1890.
Resumo
Intensas transformações ocorridas durante o século XIX e caracterizadas pela expansão de processos políticos, econômicos e sociais em escala mundial demandam a compreensão de prováveis cruzamentos e conexões entre eles. Gostaríamos de analisar alguns aspectos do crescimento urbano mundial que a partir da segunda metade do século XIX se desenvolveram no Brasil referenciados pela expansão acima mencionada. Assim sendo, nos propomos levantar alguns fatos relacionados a ações de urbanização, como: concessões privadas, emancipação e abolicionismo a fim de avaliar o desempenho destas ações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.