As “Guerras do Paraguai”

das ideologias nacionalistas aos estudos contemporâneos

Autores

  • Bruno César Pereira Universidade do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO
  • Jaqueline Kotlinski Universidade do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO
  • Oseias de Oliveira Universidade do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Palavras-chave:

Guerra do Paraguai, Ideologias nacionalistas, Historiografia brasileira

Resumo

A chamada Guerra do Paraguai, pode ser considerada um dos tema clássico da historiografia brasileira, muitos  foram os textos publicado sobre tal tema, seja ao longo do final do  século XIX até os dias atuais. O presente trabalho, se propõem apresentar as principiais visões de intelectuais e historiadores, a respeito desta  guerra, evidenciando  que tais escritos estiveram diretamente ligados ao tempo histórico de seus autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno César Pereira, Universidade do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Graduado em História pela Universidade do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO, Campus Irati; participou, na categoria pesquisador, do Núcleo de História da Violência, coordenado pelos professores Drs. Hélio Sochodolak e Valter Martins;  atualmente é integrante nos Projetos de Pesquisa "Preservação de Acervos do Poder Judiciário da região Centro-Sul do Paraná" e “Café & Memória”, ambos coordenados pelo Centro de Documentação e Memória de Irati - CEDOC/I.

Jaqueline Kotlinski, Universidade do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Graduada em História pela Universidade do Centro Oeste do Paraná – UNICENTRO, Campus Irati; participa na categoria pesquisadora dos Núcleos de História da Violência – NUHVI, coordenado pelos professores Drs. Hélio Sochodolak e Valter Martins e Núcleo de Estudos Étnicos Raciais – NEER, coordenado pelo professor Dr. Danilo Fonseca, atualmente é bolsista pelo programa de Iniciação Científica, financiado pela Fundação Araucária e participa do projeto de extensão “Café & Memória”, ambos coordenados pelo Centro de Documentação e Memória de Irati - CEDOC/I.

Oseias de Oliveira, Universidade do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

É graduado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e defendeu o doutorado direto em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em 2003 com a tese “Indíos e Jesuítas no Guairá: a redução como espaço de reinterpretação cultural (século XVII);. Integra o corpo docente do Departamento do curso de Licenciatura em História - UNICENTRO-Irati. Também é Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em História e Regiões da UNICENTRO.

Downloads

Publicado

2020-06-26

Como Citar

PEREIRA, B. C.; KOTLINSKI, J.; OLIVEIRA, O. de. As “Guerras do Paraguai”: das ideologias nacionalistas aos estudos contemporâneos. Revista Historiar, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 76–91, 2020. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/285. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Tema Livre