OS ÍNDIOS DE ASSUNÇÃO E SANTA MARIA: identidade e territorialização dos índios nas antigas vilas do Diretório Pombalino no Rio São Francisco, Província de Pernambuco , no século XIX

Autores

  • Carlos Fernando Dos Santos Junior Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Resumo

Os índios das antigas vilas de Assunção e Santa Maria, localizadas no Rio São Francisco, vivenciaram um processo histórico marcado por um importante processo de reivindicação de suas terras na primeira metade do século XIX. Os índios das citadas vilas vivenciaram um processo de territorialização, o que foi fundamental no enfrentamento das tentativas de expropriação de suas terras e negação da identidade indígena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Fernando Dos Santos Junior, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em História pela mesma instituição. Professor de História pela Secretaria de Educação do Estado de  Pernambuco.

Downloads

Publicado

2018-01-27

Como Citar

DOS SANTOS JUNIOR, C. F. OS ÍNDIOS DE ASSUNÇÃO E SANTA MARIA: identidade e territorialização dos índios nas antigas vilas do Diretório Pombalino no Rio São Francisco, Província de Pernambuco , no século XIX. Revista Historiar, [S. l.], v. 9, n. 17, p. 125–142, 2018. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/247. Acesso em: 24 abr. 2024.