O Bumba-Meu-Boi e as representações simbólicas nos espaços de conflitos: “Centro x Periferia” na cidade de São Luis-MA (1890-1920)

Autores

  • Wagner de Sousa e Silva Mestrado em História e Cultura Histórica -UFPB, Graduado em História (UVA-SOBRAL) e Graduado em Filosofia. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA. Professor do Instituto de Ensino Superior Franciscano - IESF.

Resumo

Este trabalho aborda as práticas do Bumba-meu-boi no Maranhão, especificamente em SãoLuis, no período de 1890 a 1920. O foco temático gira em torno das perseguições ao Bumba-meu-boi, cometidas pelas autoridades policiais e governamentais, por meio de decretos e códigos de posturas, que visavam disciplinar as manifestações populares e o espaço. Também é analisada a resistência dos manifestantes, ou seja, dos brincantes daquela festança que, apesar das perseguições, continuaram praticando e transmitindo a sua atividade cultural por muitas gerações. O recorte temporal do estudo, referente às três primeiras décadas da República brasileira, foi delimitado por ser o período em que a resistência referida foi identificada nas fontes documentais de forma intensa. A pesquisa tomou por base documental jornais de época, documentos oficiais do Governo do estado do Maranhão, além de bibliografia sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-04-01

Como Citar

SILVA, W. de S. e. O Bumba-Meu-Boi e as representações simbólicas nos espaços de conflitos: “Centro x Periferia” na cidade de São Luis-MA (1890-1920). Revista Historiar, [S. l.], v. 2, n. 2, 2010. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/24. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos - Tema Livre