A Produção do Conhecimento Histórico na Contemporaneidade: o desafio de ensinar numa época de incertezas
Resumo
O presente artigo ocupa-se da tarefa de compreender a complexidade do papel do professor de História na conjuntura dos dilemas, problemas, crises, dúvidas, desafios e perplexidades da prática de ensino na contemporaneidade. O mundo do simultâneo, da velocidade, da produtividade exacerbada, das tecnologias de massa, de imagens efêmeras e da racionalidade técnico-industrial que buscam instrumentalizar o indivíduo na engrenagem social. Logo, exige-se do professor de História o empreendimento de repensar seus métodos pedagógicos e o seu ofício de transmissor de narrativas sobre os homens no tempo e no espaço. Atualmente, nas atividades intelectuais estamos inseridos em uma “atmosfera” de pós-modernidade nas questões epistemológicas no Ocidente, isso implica dizer que os historiadores e professores de História estão refletindo o saber historiográfico na perspectiva de sua forma de produção no decurso do tempo, revendo seus conceitos e métodos, para tornar compreensíveis suas narrativas em um tempo de efemeridade nas relações sociais e dominado pelas tecnologias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.