A Produção do Conhecimento Histórico na Contemporaneidade: o desafio de ensinar numa época de incertezas

Autores

  • Maruza Monteiro de Araújo Universidade do Vale do Acaraú - UVA
  • Victor Rodrigues de Almeida Universidade do Vale do Acaraú - UVA
  • Francisco Dênis Melo Universidade do Vale do Acaraú - UVA

Resumo

O presente artigo ocupa-se da tarefa de compreender a complexidade do papel do professor de História na conjuntura dos dilemas, problemas, crises, dúvidas, desafios e perplexidades da prática de ensino na contemporaneidade. O mundo do simultâneo, da velocidade, da produtividade exacerbada, das tecnologias de massa, de imagens efêmeras e da racionalidade técnico-industrial que buscam instrumentalizar o indivíduo na engrenagem social. Logo, exige-se do professor de História o empreendimento de repensar seus métodos pedagógicos e o seu ofício de transmissor de narrativas sobre os homens no tempo e no espaço. Atualmente, nas atividades intelectuais estamos inseridos em uma “atmosfera” de pós-modernidade nas questões epistemológicas no Ocidente, isso implica dizer que os historiadores e professores de História estão refletindo o saber historiográfico na perspectiva de sua forma de produção no decurso do tempo, revendo seus conceitos e métodos, para tornar compreensíveis suas narrativas em um tempo de efemeridade nas relações sociais e dominado pelas tecnologias.

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Publicado

2016-09-18

Como Citar

ARAÚJO, M. M. de; ALMEIDA, V. R. de; MELO, F. D. A Produção do Conhecimento Histórico na Contemporaneidade: o desafio de ensinar numa época de incertezas. Revista Historiar, [S. l.], v. 8, n. 14, 2016. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/232. Acesso em: 21 dez. 2024.