As experiências políticas dos partidos no Brasil oitocentista: uma proposta conceitual

Autores

  • Reginaldo Alves d'Araújo Universidade Federal do Ceará

Resumo

O que é um partido político? Grosso modo, na definição mais difundida, um partido seria uma associação política, ligada a um projeto de poder nacional com características impessoais. Uma definição que separa o conceito de partido político, do conceito de personalismo, clientelismo e de facção política. Sendo assim, existiria ou já existiram partidos políticos no Brasil? Foi frente a estas indagações que propomos uma breve discussão sobre o uso do conceito de partido político, adotado por setores da historiografia brasileira, em especial nos estudos que se voltam para a formação dos partidos políticos brasileiros, ou seja, para as análises da política imperial no momento de institucionalização do Estado brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Alves d'Araújo, Universidade Federal do Ceará

Granduado em história pela Universidade Esradual Vale do Acaraú, mestre pela Universidade Federal do Ceará e faz doutorado também pela UFC. Atualmente é professor da rede estadual de educação do Ceará.

Downloads

Publicado

2019-05-23

Como Citar

D’ARAÚJO, R. A. As experiências políticas dos partidos no Brasil oitocentista: uma proposta conceitual. Revista Historiar, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 33–53, 2019. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/215. Acesso em: 28 mar. 2024.