Um por todos e todos por um”. Experiências associativas de trabalhadores urbanos na zona noroeste do Ceará.
Resumo
O associativismo na virada do século XIX para o XX foi considerado um fenômeno no Brasil. Neste sentido, uma “cultura associativa” se espalhou pelo país com o objetivo de suprir várias demandas dos grupos sociais, baseada nos princípios de solidariedade e reciprocidade, principalmente. Por outro lado, os estudos históricos sobre o tema, grosso modo, ainda privilegiam um recorte espaço-temporal circunscrito ao centro-sul do Brasil. Deste modo, o presente artigo busca compreender como se deu essa “dimensão associativa” na zona noroeste do estado do Ceará entre os trabalhadores urbanos, realizando uma análise de sua diversidade no interior cearense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.