Prisões, punição e ressocialização

o estabelecimento das prisões no Brasil e as particularidades do sistema prisional cearense

Autores

  • Francisco Elionardo de Melo Nascimento Faculdades INTA

Palavras-chave:

Prisões, Ressocialização, sistema prisional cearense

Resumo

Este artigo tem como objetivo caracterizar aspectos históricos das punições, nascimento das prisões, ressocialização, prisões no Brasil e elementos característicos do Sistema Prisional do Ceará. A partir dos dados e reflexões dos autores conclui-se que é preciso uma reformulação da política penitenciária, esta deve ser capaz de atender as questões intrínsecas do cenário contemporâneo das prisões brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Elionardo de Melo Nascimento, Faculdades INTA

Mestrando em Políticas públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará; Bacharel em serviço social pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada;Graduação em Gestão da Produção Industrial pelo Centro Universitário UNINTER; curso técnico em Mecânica Industrial pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará; cursando especialização em Educação a Distância pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Tendo experiência na área industrial (gestão e assessoramento); atualmente atuando como servidor público no cargo de Agente Penitenciário, na pasta estadual Secretária da Justiça e Cidadania.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

DE MELO NASCIMENTO, F. E. Prisões, punição e ressocialização: o estabelecimento das prisões no Brasil e as particularidades do sistema prisional cearense. Revista Historiar, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 50–68, 2019. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/192. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Tema Livre