RELIGIOSOS NO ORIENTE SOB O PADROADO PORTUGUÊS: OS PRIMEIROS ANOS DE MISSÕES NA ÍNDIA (1499-1542)

Autores

  • Felipe Augusto Fernandes Borges Universidade Estadual de Maringá/Universidade Federal do Paraná
  • Célio Juvenal Costa Universidade Estadual de Maringá
  • Sezinando Luiz Menezes Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as ações e o trabalho dos padres e irmãos religiosos vinculados ao Padroado Português na Índia, entre os anos de 1499 a 1542. A presença portuguesa na Índia foi, desde o início, acompanhada pela presença da Igreja, representada por seus clérigos. Analisar as relações destes com as populações locais e com os próprios portugueses é nosso objetivo principal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Augusto Fernandes Borges, Universidade Estadual de Maringá/Universidade Federal do Paraná

Doutor em História (UEM, 2018). Professor do Instituto Federal do Paraná, Campus Pitanga. Participa dos grupos de pesquisa: Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) e Educação, História e Cultura Brasileira: séculos XVI, XVII e XVIII (DEHSCUBRA).

felipe.afb@hotmail.com

Célio Juvenal Costa, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá. Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) e participante do grupo de pesquisa Educação, História e Cultura Brasileira: séculos XVI, XVII e XVIII (DEHSCUBRA).

Sezinando Luiz Menezes, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em História. Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual de Maringá. Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) e participante do grupo de pesquisa Educação, História e Cultura Brasileira: séculos XVI, XVII e XVIII (DEHSCUBRA).

Downloads

Publicado

2019-05-23

Como Citar

BORGES, F. A. F.; COSTA, C. J.; MENEZES, S. L. RELIGIOSOS NO ORIENTE SOB O PADROADO PORTUGUÊS: OS PRIMEIROS ANOS DE MISSÕES NA ÍNDIA (1499-1542). Revista Historiar, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 174–196, 2019. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/190. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Tema Livre