A IGREJA CATÓLICA DE SOBRAL E SUA AÇÃO PASTORAL DURANTE A DITADURA MILITAR NO BRASIL.

Autores

  • Viviane Prado Bezerra Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Resumo

O principal objetivo deste artigo é discutir as transformações sofridas pela Igreja Católica de Sobral a partir do Concílio Vaticano II enfatizando suas principais linhas de atuação, bem como, a pastoral popular e os meios de comunicação social, como o Jornal Correio da Semana e a Rádio Educadora do Nordeste, ambos pertencentes à Diocese de Sobral. A partir disso, tentaremos problematizar as tensões sentidas pela Igreja de Sobral devido ao Regime Civil-Militar que vigorava nesse período e como esse Regime influiu nos trabalhos pastorais e na produção do Correio da Semana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Prado Bezerra, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Mestra em História Social pela UFC. Atualmente é professora substituta do curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas de História Oral. Plataforma Cnpq.

Downloads

Publicado

2015-07-23

Como Citar

BEZERRA, V. P. A IGREJA CATÓLICA DE SOBRAL E SUA AÇÃO PASTORAL DURANTE A DITADURA MILITAR NO BRASIL. Revista Historiar, [S. l.], v. 7, n. 12, 2015. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/176. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Tema Livre