História e Educação no Ceará

da Colônia à República Velha

Autores

  • Antônio Roberto Xavier Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB
  • Lisimére Cordeiro do Vale Xavier SEDUC
  • Glauber Robson Oliveira Lima SEDUC

Palavras-chave:

História da educação, Colônia, República Velha

Resumo

O presente artigo tem como escopo principal abordar sucintamente sobre a História da Educação do Ceará no período compreendido entre a Colônia e a República Velha (1500-1930). Trata-se de uma escrita teórica de exploração bibliográfica com considerações não lineares, mas pontuais acerca dos principais desafios enfrentados no âmbito do desenvolvimento da educação no Estado do Ceará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB; Doutor em Educação (UFC); Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Habilitação em Pedagogia (FAK); Especialização em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri (URCA); Mestrado em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade também pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua nas seguintes Linhas de Pesquisa: 1) História e memória das culturas e da educação; 2) Saberes Populares das Etnociências e o Ensino de Ciências; 3) Políticas Públicas. Tem experiência em Metodologia do Trabalho Científico e Orientação de TCC presencialmente e via EaD pela UAB/UFC-VIRTUAL/ UAB/UECE, FVJ; INTA, UVA e UNIPACE. Desenvolve pesquisa no âmbito da diversidade etnocultural com base nas expressões culturais afro-brasileiras, indígenas e populares como também em saberes populares e o ensino das ciências empírico-formais e formal. Interessa também pesquisas em Bio(auto)grafia, Gênero, Museologia e Políticas Públicas. É Líder do Grupo de Pesquisa HICUME (História, Cultura, Memória e Educação)/UNILAB/CNPq e integrante do Núcleo História e Memória da Educação - NHIME/FACED/UFC/CNPq. Escritor da Coleção de sua autoria Inopinada pela Editora IMPRECE.

Lisimére Cordeiro do Vale Xavier, SEDUC

Professora da Rede Pública de Ensino (SEDUC); Mestra em Planejamento e Políticas Públicas (UECE); Especialistas em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (UECE); Graduada em Pedagogia e Letras (UECE); Orientadora de TCC da UFC VIRTUAL.

Glauber Robson Oliveira Lima, SEDUC

Professor da Rede Pública Estadua de Ensino (SEDUC); Graduado em Pedagogia e História e Geografia (UVA); Especialista em História (FAK).

Downloads

Publicado

2020-06-26

Como Citar

XAVIER, A. R.; XAVIER, L. C. do V.; LIMA, G. R. O. História e Educação no Ceará: da Colônia à República Velha. Revista Historiar, [S. l.], v. 12, n. 22, p. 43–57, 2020. Disponível em: //historiar.uvanet.br/index.php/1/article/view/155. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Tema Livre