Escaramuças entre vereadores, Recursos em Disputa. Dinâmicas Políticas e Fiscais no Contexto Pós-Restauração
Resumo
O presente texto aborda o motim ocorrido em Itamaracá no ano de 1670. Nele estiveram envolvidos diretamente os vereadores da câmara da capitania e o governador de Pernambuco, além de outros atores sociais. Buscou-se discutir os interesses dos grupos envolvidos em relação aos interesses da monarquia recém restaurada que buscava a lealdade de seus vassalos. Neste sentido, as disputas pelos recursos obtidos através da cobrança do donativo do dote e paz revelam a tensão entre a afirmação dos vínculos entre os súditos e a figura régia, bem como, os esforços dos homens de poder local por uma maior autonomia política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
No caso de inserção de imagens, a responsabilidade pelos trâmites relativos aos direitos de reprodução será exclusivamente dos autores.
Declaro ser autor (a), ou licenciado(a), ou cessionário (a) ou possuo autorização prévia e expressa dos autor(a) expressa, seja por instrumento oneroso ou gratuito, com finalidade de utilização e reprodução das imagens constantes em minha obra que será publicada na Revista Historiar, ISSN 2176-3267, no âmbito do Portal de Periódicos da UVA.
No caso de não existência de permissão prévia de utilização de obras de terceiros ou hipótese de limitação dos Direitos Autorais - Art. 46 da Lei brasileira de Direitos Autorais - o declarante, ciente do teor dos artigos 24 e 29 do referido diploma normativo, assume toda a responsabilidade por eventual violação de Direitos Autorais.